Um clássico pernambucano promete parar a disputa do Campeonato Brasileiro de Handebol categoria Júnior Masculino nesta quarta-feira à noite, no Ginásio Salesiano, no município de Carpina. Às 20h30 entram em quadra a equipe do Barrozo/Carpina e o Clube Português/Aeso. Para muitos, uma prévia do que pode ser a final do Nacional. Para outros, o jogo da classificação. Para todos, o confronto mais esperado da primeira fase.
Português/Aeso e Barrozo são velhos conhecidos em Pernambuco. Os dois estão sempre disputando finais estaduais. Pela primeira vez na história, o Barrozo entrou no Brasileiro. Para isso, precisou incorporar ao seu nome o município de Carpina, por isso Barrozo/Carpina.
No lado do Português/Aeso, estar no Brasileiro não é nenhuma novidade. Atual campeão da competição e medalha de prata em 2009, os lusos sabem muito bem o ‘caminho das pedras’ para se conquistar um Brasileiro. Nada que fuja à regra: qualidade, concentração e raça. “Se conseguirmos aliar esses três estaremos muito bem”, não cansa de afirmar o técnico Márcio Bezerra.
Nos dois elencos, atletas experientes e de Seleção Brasileira. Muitos dos jogadores do Barrozo/Carpina vestiram a camisa do Português/Aeso. “São dois clubes que surgiram com a comunidade portuguesa, por isso temos uma excelente aproximação. Eles (Barrozo), inclusive, treinam no nosso ginásio diariamente”, afirmou o diretor de esportes luso, Felipe Rêgo Barros.
Mas quem pensa que esse jogo tem tudo para ser um confronto de ‘amigos’ se engana. “A gente é amigo fora da quadra, mas dentro cada um vai brigar pelo seu espaço e sua vitória. A gente quer ser bicampeão brasileiro e eles querem se destacar para tentar o primeiro título”, declarou Márcio Bezerra.
O jogo entre Português/Aeso e Barrozo/Carpina tem entrada franca. Quem quiser chegar mais cedo, poderá acompanhar os outros três jogos da rodada entre: Univali/SC x Esmac/PA (16h), Betim/MG x UFMA/MA (17h30), Petrolina x GHC/PI (19h).