O ano de 2020 é para ser esquecido. Mas não para o departamento de natação do Clube Português/FMO. Mesmo diante de uma temporada extremamente diferente, com treinos pausados durante boa parte da pandemia, os nadadores lusos fizeram um ano espetacular, com vários destaques, entre eles William Vieira, de 8 anos, que se consagrou como o atleta mais eficiente de Pernambuco em 2020. Assim como Henrique Siqueira Campos, 9 anos, João Carlos Prudente, 10 anos e Danilo José Brito, 13 anos. Cada um na sua categoria e modalidade.
No âmbito nacional, Leon Verçosa terminou 2020 na liderança do ranking brasileiro na prova dos 50m peito em piscina longa. João Carlos Prudente é o líder do ranking nacional nas provas de 50m borboleta, 50m costas e 50m peito. Henrique fechou em quarto lugar entre os melhores do Brasil na prova dos 50m livre. Danilo José Brito, em 6° nos 400m livre.
“Foi um ano muito bom, apesar da parada nos treinamentos. A equipe se superou e conseguimos diversas conquistas. Esse grupo tem tudo para crescer ainda mais em 2021 e fazer resultados ainda melhore para o Clube Português/FMO”, afirmou a técnica Keicy Florêncio.
Fita Azul – No último torneio do ano, o Troféu Fita Azul, o Português/FMO se destacou novamente. Diferente das demais competições, esta premia o atleta mais completo (todos tiveram de nadar os quatro estilos da natação e o somatório dos pontos é que definia o vencedor). Os nadadores lusos William Vieira, Henrique de Siqueira Campos, João Carlos Prudente, Danilo José Brito, Leon Verçosa, Tainá Lins e Pedro Brainer terminaram com o troféu final.